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Responsabilidade Social

 A ICCONNE Construtora, através de seus Gestores, Colaboradores e quando reunimos com nossos Parceiros, Clientes e Comunidade, buscamos sempre com compromisso e responsabilidade, de introduzir nos Projetos a serem realizados e conduzidos por nós, reflexões, conceitos, objetivos e ações práticas que nos levam a proteger o espaço em que atuamos e vivemos - o Meio Ambiente. E quando envolvemos o tema – “Meio Ambiente”, nos remetem de forma bem consistente a pensar no Ser Humano, Água, Terra, Saúde, Alimentos, Animais, Vegetação, enfim – todo o nosso Ecossistema, deste Planeta Terra maravilhoso. Precisamente em nossos Projetos, buscamos equacionar a racionalização e o uso adequado e reaproveitamento da água e energia; lançamento adequado dos esgotos e das águas pluviais superficiais e profundas; reutilização dos RSCC – Resíduos Sólidos da Construção Civil, através de um PGRSCC – Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Construção Civil e os Resíduos Especiais, quando necessários; atendimento às Normas Regulamentadoras (NRs) voltadas para a proteção da saúde do Trabalhador/Colaborador na Construção Civil, como a NR-01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, compromisso de criar um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que deve ser composto pelo Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), além de um plano de emergência que siga a recomendação dos bombeiros. Vale ressaltar que o PGR precisa englobar riscos de saúde ambientais e ocupacionais e oferecer treinamentos que estejam de acordo com as diretrizes dispostas na própria NR-01. Temos também a NR-07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A NR-18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção, todo Projeto tem que elaborar um PGR, que deverá ser um documento único para cada obra, devendo considerar os riscos de todos os Trabalhadores/Colaboradores envolvidos. 

Temos compromisso social com nossos vizinhos, nosso bairro e nossa cidade. Criamos uma corrente de responsabilidade com a sustentabilidade do meio em que vivemos, envolvendo todos os atores – Empresa, Colaboradores, Parceiros, Clientes e a Comunidade. Acreditamos e temos a convicção de que este é o melhor caminho para deixarmos para as Gerações futuras um lugar neste Planeta melhor do que encontramos e estaremos deixando. 

CARTA APRESENTAÇÃO PARA PREFEITA DE RIO QUENTE/GO 

 PROJETOS DE OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO DE RIO QUENTE/GO 

CARTA PREFEITURA PARA COMUNIDADE DE RIO QUENTE/GO 

EIXOS ESTRATÉGICOS DE INVESTIMENTOS NO MUNICÍPIO DE RIO QUENTE

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO – MUNICÍPIO DE RIO QUENTE/GO

A idéia inicial, no ano de 1999, foi elaborar o PLANO DIRETOR, em conjunto com uma equipe multidisciplinar de pessoas socialmente responsáveis e a participação direta da empresa Rio Quente Resorts, e com isso o projeto ser doado ao município de RIO QUENTE/GO. Essa equipe conseguiu elaborar o documento USO E OCUPAÇÃO DO SOLO, o qual foi aprovado posteriormente pela Câmara Municipal de RIO QUENTE/GO.

IMPLANTAÇÃO DE TELEFÉRICO NO MUNICÍPIO DE RIO QUENTE/GO

Projeto de implantação de um teleférico ligando o PESCAN – Serra de Caldas ao Rio Quente Resorts. RIO QUENTE/GO, 2003.

A idéia principal e futura, posterior à implantação do Projeto Teleférico que ligará o PESCAN ao Rio Quente Resorts, será a ligação de Caldas Novas ao PESCAN, através de uma rede monorail – um mini-metrô rápido, silencioso e sem poluição. O turista ao desembarcar no PESCAN, seguirá no trecho plano da serra, através de transporte aberto tipo safári, até o posto de embarque do teleférico para o Rio Quente Resorts. No Rio Quente Resorts, terá uma outra rede monorail que levará ao bairro Esplanada e posteriormente à cidade de Rio Quente, fazendo com isso, uma integração perfeita e sustentável da cidade de Caldas Novas/PESCAN com o seu platô/Rio Quente Resorts/Bairro Esplanada e a cidade de Rio Quente. A Região das Águas Quentes ganhará um belíssimo projeto, o qual contribuirá para o crescimento desta região, em decorrência da oferta de um lazer e entretenimento de ótima qualidade aos turistas que freqüentam a maior região hidrotermal do mundo – REGIÃO DAS ÁGUAS QUENTES.

PROJETO RIO QUENTE – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO QUALITATIVO EMERGENCIAL,

DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO DO MUNICÍPIO DE RIO QUENTE/GO, 06/2005

Este projeto foi doado à comunidade de RIO QUENTE/GO, através de uma apresentação na Câmara Municipal de RIO QUENTE/GO, e teve como objetivo principal possibilitar a REFLEXÃO e ampliar a cultura de planejamento de longo prazo aos que residem no município ou participam de seu desenvolvimento, principalmente os atuais Gestores Públicos Municipais ou os que ainda estarão habilitados neste compromisso, na administração futura de RIO QUENTE/GO.

AMBIENTE SAUDÁVEL NO MUNICÍPIO DE RIO QUENTE/GO

Projeto Piloto de Educação Ambiental – Separação dos RSU – Resíduos Sólidos Urbanos nas Escolas, disponibilizado para as unidades de ensino no município “Colégio Municipal Professor Lourenço Batista” e “Escola Estadual Água Quente”, cujo projeto teve como premissa os 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Este projeto foi apresentado na Prefeitura Municipal de Rio Quente em 27/09/2007, para os Gestores Municipais, Exmos. Srs. Rivalino de Oliveira Alves – Prefeito Municipal; Antonio Marcio Machado Alvarenga – Secretário Municipal da Educação e Osmar Vieira de Oliveira – Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente, para que o Projeto pudesse ser disponibilizado, apresentado, divulgado, através de treinamento com equipes multidisciplinares e colocado em prática nas Escolas acima identificadas e posteriormente ser estendido à um bairro pré-escolhido e assim implantá-lo no todo, no município de RIO QUENTE/GO, o qual terá a possibilidade de praticar e ampliar a cultura de Sustentabilidade Ambiental e de Cidade Limpa.

ESTUDO DA GERAÇÃO, TRANSPORTE E AVALIAÇÃO GEOTÉCNICA NO SÍTIO DE

DISPOSIÇÃO DE RSU – RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – RIO QUENTE/GO

Este trabalho foi apresentado na Câmara Municipal de RIO QUENTE/GO em 16/08/2008 e objetivou um estudo da geração e transporte dos RSU (Resíduos sólidos urbanos) do município de RIO QUENTE/GO e avaliação geotécnica da adequabilidade da área de disposição, com o objetivo de orientar o poder público na gestão dos RSU e na elaboração de um projeto eficiente para a sua disposição e conseqüente redução dos impactos ambientais. A área estudada localiza-se no município de Rio Quente, Estado de Goiás, região Centro-Oeste do Brasil, abrangendo uma superfície total de 4,84 hectares, onde também se insere o atual lixão do município. Foi feita uma pesquisa durante seis meses quanto ao número de viagens diárias, sete pesagens, com separação dos RSU secos e úmidos direcionados ao lixão e um levantamento dos RSU previamente selecionados pela empresa Companhia Thermas do Rio Quente. O volume gerado de RSU produzido é de 5,632 ton/dia com uma densidade média solta de 112,52 kg/m3. Desse total, realiza-se uma seleção de 37% da massa total de RSU pelo RQR. Assim, 63% dos RSU são dispostos na atual área do lixão. Os RSU do município possuem de 67% a 75% de material úmido em sua composição. São realizadas, em média, 4,06 viagens/dia, percorrendo em média 26,39 km/viagem. A avaliação da adequabilidade da área do atual lixão para disposição de RSU teve como ponto de partida a metodologia do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (2001) voltada à seleção de áreas para disposição de RSU. Foram considerados 35 atributos do meio físico relativos ao relevo, geologia, clima, hidrologia, água subterrânea, direção preferencial dos ventos e outros, obtidos por meio de investigações geotécnicas e ensaios de campo e de laboratório. Os critérios de restrições ambientais empregados envolvem todos os exigidos pela Agência Goiâna do Meio Ambiente (2007), além de outros cinco sugeridos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (1995, 2000) e quinze por Zuquette e Gandolfi (2004). A adequabilidade da área atingiu um nível de 79 % do ideal. Foi proposto um anteprojeto de aterro sanitário e calculada a vida útil da atual área para cinco cenários, variando-se a população fixa e flutuante e as condições de seletividade. A vida útil pode variar de seis anos e onze meses até dezesseis anos e sete meses. Com base nos resultados dessa pesquisa, foram elaboradas diretrizes para orientar o gerenciamento dos RSU no município de forma a minimizar os impactos ambientais.

PLANO DE TURISMO SUSTENTÁVEL – RIO QUENTE/GO

Este projeto foi apresentado e doado no Evento PEDITS – Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), que é um planejamento de longo prazo (20 anos), cujo evento ocorreu no Pólo Turístico da Região das Águas Quentes, em RIO QUENTE/GO, com a coordenação da Secretária Municipal de Turismo de RIO QUENTE/GO, em 07/08/2009.

CORREDOR ECOLÓGICO – RIO QUENTE/GO

Projeto que contempla a integração do PESCAN – Serra de Caldas com o rio de água quente – Rio Quente, no município de Rio Quente e foi disponibilizado à empresa Rio Quente Resorts em 23/04/2010, na contribuição no todo ou em parte, em melhorar a qualidade de vida dos que vivem ou visitam o município de RIO QUENTE/GO e seu entorno, com o objetivo de mostrar mais uma possibilidade de preservação da fauna, flora e os recursos hídricos, no contexto de Sustentabilidade Ambiental da região. O autor – Engº Civil Ms Valter Evangelista Pereira disponibilizou o projeto diretamente para a empresa Rio Quente Resorts, por ser uma empresa socialmente responsável, com ISO 9001/14000 e 18000 e ter condições de conduzir o projeto em parceria com as empresas envolvidas, o município de Rio Quente e o estado de Goiás.

UMA VISÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO QUALITATIVO E QUANTITATIVO EMERGENCIAL, DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO DO MUNICÍPIO DE RIO QUENTE/GO

Apresentação realizada na Câmara Municipal de RIO QUENTE/GO, em 18/05/2010, proporcionando uma reflexão aos munícipes e Gestores Públicos atuais que conduzem a administração do município de RIO QUENTE/GO.

PALESTRAS

Ao longo dos anos, o sócio proprietário da ICCONNE Construtora, Engº Civil Me Valter Evangelista Pereira, fez inúmeras palestras em Empresas, Eventos, Universidades, Prefeituras, Câmaras Municipais e Escolas nas áreas: Comercial e Marketing; Gestão de Pessoas; Gestão Pública; Atuação do Profissional na Engenharia Civil; Áreas: InfraEstrutura Urbana, Ambiental, Hotelaria, Alimentos & Bebidas, Parques, Ética Empresarial e Novos Negócios.

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